quinta-feira, 23 de abril de 2015

Festival do Açai no município de Amapá inicia no próximo dia 30 de abril

Reportagem: Everton Gadelha

Em sua 7ª edição, comunidade de Piquiá no município de Amapá, realizará o tradicional Festival do Açai. O evento inicia no próximo dia 30 de abril e encerrar no dia 02 de maio. Além das tradicionais iguarias feitas com o fruto, o festival contará com exposições e atrações culturais. Esse ano a estimativa é recebe mais de dois mil visitantes. 


Criado em 2009 com a missão de conscientizar a população para preservação do meio ambiente na comunidade de Piquiá, o Festival do Açai foi a alternativa encontrada pelos moradores da comunidade para garantirem o sustento de suas famílias. Antes do manejo do fruto, o sustento vinha da exploração de madeira de lei em uma floresta existe no local, proliferando assim o desmatamento. Com a criação do festival os moradores deixaram de extrair a madeira e passaram a produzir o açaí, hoje o fruto é um dos principais meios de sustento dos moradores dessa região.



Além da liberação de linha de crédito para os produtores de açaí, a Agência de Fomentos do Amapá (Afap), faz a capacitação dos produtores, garantindo assim um manejo de alta qualidade do açaí.
A expectativa esse ano é que seja batido o recorde visitante. No ano passado foram recebidos mais de dois mil visitantes, incluindo grupos de estrangeiros. São esperados público de todo o Estado do Amapá, garantido a movimentação economia do município de Amapá, Pracuuba e Calçoene, além de fomenta o turismo e a cultura da região.

Cacho de açai. Foto: Ambientalistas em rede.
Esse ano a programação contará com feira de artesanato, visitas às plantações de açaí, além da escolha do melhor catador, melhor barraca e a rainha do açaí. Durante toda a programação show culturais farão animação dos presentes. Quem for ao festival poderá saborear mais de 15 tipos de pratos feitos com o fruto entre eles tortas, bolos e geleias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário