quarta-feira, 27 de maio de 2015

Equipe do Canal Lado B desembarcou em Manaus para acompanhar o Intercom Norte 2015

Por Redação  Lado B

A Equipe do Canal Lado B desembarcou  na manhã dessa quarta-feira, 27, em Manaus, no Amazonas, para acompanhar o Intercom  Norte 2015,  que neste ano tem como  tema “Comunicação, Cultura e Cidade Espetáculo",  a XIV edição acontecerá  entre os dias 28 e 30 de maio. Durante os 3 dias, nossa equipe levará até você reportagens   e informações  de tudo que rolar no Intercom. Para as pessoas que não conhecem Manaus, não se preocupem, estamos preparando conteúdos sensacionais com um tur  pela cidade mostrando a beleza e os encantos da "cidade sorriso". Você vai se surpreender! Fiquei ligado. 
O congresso será realizado nas unidades do Centro Universitário do Norte, situado no Centro de Manaus.

A abertura está marcada para dia 28 de maio, com credenciamento, oficinas e minicursos pela manhã, mesa-redonda à tarde, e abertura oficial à noite com o Espetáculo 'Star Wars' e 'O Senhor dos Anéis' pela Orquestra Filarmônica do Amazonas no Teatro Amazonas, Centro.
No dia 29, o evento terá defesa de trabalhos e encontros de grupos de pesquisa nos horários da manhã e tarde. No período da noite, haverá uma conferência sobre o tema do evento.

No último dia do Intercom Norte deste ano, 30 de maio, será realizado o 9º Encontro Fapeam de Jornalismo e Ciência, além da mesa-redonda Brasil Conectado, com pesquisadores da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), apresentação de artigos científicos de alunos. 
Em breve  fotos,  vídeos, novidades  e surpresas. Canal Lado B sempre fazendo o melhor para informar você!


segunda-feira, 25 de maio de 2015

ENEM 2015: Inscrições já começaram

Estudantes de todo Brasil já podem se inscrever para o Exame Nacional do Ensino Médio – Enem 2015. As inscrições foram abertas segunda-feira (25/05) e podem ser feitas até o dia 05/06.Para se inscrever no Enem 2015, o estudante deve acessar o site oficial do exame, disponível no endereço eletrônico http://enem.inep.gov.br/participante/

A taxa de inscrição do exame é de R$63,00, sendo que seu pagamento deve ser efetuado somente no Banco do Brasil, por meio da GRU Simples (Guia de Recolhimento da União). O valor deve ser pago até o dia 10/06, sob pena de não ser confirmada a inscrição.



São isentos do pagamento da taxa os concluintes do ensino médio em 2015 matriculados em escola da rede pública de ensino e aqueles que declararem e comprovarem carência socioeconômica. Bolsistas integrais em escolas particulares também podem pleitear o benefício da isenção.

No ato da inscrição o estudante deve informar seu CPF e sua data de nascimento. Depois deverá fornecer várias informações pessoais, educacionais e socioeconômicas, escolher a opção de língua estrangeira (inglês ou espanhol), o local de prova do Enem 2015, se necessita de atendimento especial para fazer a prova e se deseja utilizar o seu desempenho para obter certificação de conclusão de ensino médio.

Após concluir a inscrição, é essencial guardar número da inscrição e a senha, pois são indispensáveis para o acompanhamento do processo, para consulta e impressão do cartão de confirmação da inscrição, obtenção dos resultados individuais e inscrição em programas de acesso ao ensino superior, programas de bolsa de estudos e de financiamento estudantil, entre outros programas do Ministério da Educação (MEC).

Algumas semanas antes da prova, os estudantes receberam nos e-mails cadastrados o confirmação de inscrição Enem 2015, que será enviado para o endereço eletrônico informado pelo estudante. No documento online constam as seguintes informações: número de inscrição, nome completo, local, hora e data da prova do Enem 2015, indicação de eventual necessidade de atendimento diferenciado, opção de língua estrangeira e informação sobre a possível finalidade de certificação. Quem não receber, pode ter acesso ao cartão de confirmação do Enem 2015 no endereço eletrônico http://enem.inep.gov.br/, após a liberação do INEP.

Fonte: enem2015.net

22ª Ação Global em Macapá acontecerá simultaneamente em três lugares

Por Ane Gláucia

No próximo dia 30 de maio, em todo o Brasil, ocorrerá a 22ª Ação Global, que vai oferecer diversos serviços sociais, de saúde e atividades esportivas. Pela primeira vez o evento será realizado ao mesmo tempo na Escola Estadual Nanci Nina Costa, na Escola Municipal Ana Maria Ramos e na UBS Leozildo do Fontoura, ambas localizadas no bairro Zerão, na Zona Sul de Macapá.

O tema de 2015 é "Qualidade de vida com foco em saúde e segurança no trabalho". Entre os serviços estão atendimentos de saúde, programações esportivas, ações de embelezamento, emissão de documentos e shows artísticos e cultural.
Na ação 61 casais irão concretizar o matrimônio em casamento comunitário, que será realizado no dia 29 de maio, no Teatro do Sesi, localizado no bairro Trem, na Zona Sul da capital.
“Por questão de logística vamos realizar a cerimônia um dia antes da Ação Global. Muitos parceiros contribuíram para a realização do casamento, com brindes, decoração, vestuários dos noivos, transporte, entre outros itens”, disse a superintendente regional do Sesi, Alyne Vieira.

Noivas serão presenteadas com tratamento de cabelo e maquiagem.

No dia da cerimônia vinte e cinco noivas irão receber tratamento especial como cabelo e maquiagem oferecidos gratuitamente pelo Sesi e parceiros, as demais ganharam maquiagem, patrocinada por marca famosa de make. Além disso haverá sorteios de camas box, pernoites em hotéis e fim de semana com tudo pago no Ceta Ecotel. O sorteio para os noivos acontecerá durante a ação no dia 30, na escola Nanci Nina Costa.

Profissionais da comunicação amapaense participarão do Intercom Norte 2015

Por Everton Gadelha

Grupo formado por acadêmicos, professores e profissionais da área de comunicação de Macapá, irão participar do Intercom Norte 2015. Com o tema “Comunicação, Cultura e Cidade Espetáculo" a XIV edição acontecerá em Manaus entre os dias 28 e 30 de maio.

O grupo formado por 11 integrantes, entre jornalistas, professores e acadêmicos de comunicação, já está com seus passaportes garantidos para a XIV edição do congresso Intercom Norte. Neste ano a programação contará com oficinas, palestras, atrações culturais e muitas outras atividades.

O congresso será realizado nas unidades do Centro Universitário do Norte, situado no Centro de Manaus.
A abertura está marcada para dia 28 de maio, com credenciamento, oficinas e minicursos pela manhã, mesa-redonda à tarde, e abertura oficial à noite com o Espetáculo 'Star Wars' e 'O Senhor dos Anéis' pela Orquestra Filarmônica do Amazonas no Teatro Amazonas, Centro.
No dia 29, o evento terá defesa de trabalhos e encontros de grupos de pesquisa nos horários da manhã e tarde. No período da noite, haverá uma conferência sobre o tema do evento.
No último dia do Intercom Norte deste ano, 30 de maio, será realizado o 9º Encontro Fapeam de Jornalismo e Ciência, além da mesa-redonda Brasil Conectado, com pesquisadores da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), apresentação de artigos científicos de alunos, que é o caso da estudante de Jornalismo Karina Rodrigues, que conta bastante empolgada sobre a expectativa e a importância em participar do evento.
“É a primeira vez que vou participar, a expectativa é grande, principalmente porque irei expor uma pesquisa que desenvolvi no ano passado como trabalho de conclusão de curso” disse.
Estudante de Jornalismo Karina Rodrigues. Foto: Reprodução Facebook

Na noite do dia 30 será o   encerramento com a premiação dos melhores trabalhos regionais, que serão indicados para representar a região no Intercom Nacional, que será realizado entre quatro e sete de setembro, na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Filme amapaense é premiado no Festival de Cinema Transcendental de Brasília

Por: Everton Gadelha

O curta metragem “Agora Já Foi” da roteirista amapaense Manuela Oliveira, recebeu duas das quatros premiações no Festival de Cinema Transcendental de Brasília, ocorrido no último dia 23. O curta foi premiado na categoria melhor direção e categoria melhor filme, prêmio máximo do festival.

Ana Vidigal (Direção de Produção), recebendo os dois prêmios no festival. Foto: Felipe Menezes
“Agora já foi” é um curta-metragem que aborda o suicídio e aborto.  Ana é uma adolescente que vivencia uma gravidez inesperada junto com seu namorado Eduardo. A trama se desenrola entre o conflito de interromper a vida, através do aborto, ou a permissão em receber o filho concretizando sua reencarnação para a vitória do dom mais precioso, a vida.

O filme é uma realização da Federação Espírita do Amapá- FEAP, em coprodução com Amazônia Filmes, sendo parte do projeto Semeamar que tem como objetivo alertar os jovens para questão do aborto e do suicídio.

Felipe Menezes que fez a produção executiva do curta, nos conta que ficou muito supresso com as premiações recebidas.  “Foi uma surpresa enorme, por dois motivos, primeiro por ser um filme que tem a missão de orientar a juventude quanto ao problema social do aberto e suicídio tão presente em nossa sociedade, já que o maior índice nacional de suicídio e aborto entre os jovens está justamente no Amapá e segundo porque o roteiro e direção foi da minha filha Manuela, para mim como pai é muito gratificante”. disse

“Agora já foi” será usado como ferramenta para o projeto Semeamar da Federação Espírita que pretende exibi-lo nas escolas de ensino médio e fazer debate sobre os temas aborto e suicídio.

A Federação Espírita fará uma Avant Premiere no Cine Imperator no dia 06 de junho, às 10 horas da manhã, para lançar o filme à sociedade amapaense, o ingresso será de 1kg de alimento não perecível.

Ficha Técnica
Roteiro e Direção: MANUELA OLIVEIRA
Produção Executiva: FELIPE MENEZES
Fotografia: SADY MENESCAL e JÚLIO BACK
Direção de Elenco: TOMÉ AZEVEDO
Direção de Produção: ANA VIDIGAL
Direção de Arte: MAÍRA MAGALHÃES
Montagem: ANDRÉ CANTUÁRIA
Finalização: ÍCARO REIS

Elenco Principal:
GABRIELA SALMAN
GABRIEL BRITO
CELIANA WALDECK
CLAUDIA OLIVEIRA
LUIZA MELO
RUDÁ MAGALHAES
Música Tema: Osmar Junior 
Realização:  FEDERAÇÃO ESPÍRITA DO AMAPÁ
Co-Produção: AMAZÔNIA FILMES

sexta-feira, 22 de maio de 2015

Conselho Tutelar da Zona Sul de Macapá passará por reforma

O Ministério Público do Amapá (MP-AP), por meio da Promotoria da Infância e Juventude, ajuizou ação civil pública em desfavor do município de Macapá, para realização de melhorias internas no prédio onde funciona o Conselho Tutelar da Zona Sul de Macapá.

Conforme as investigações realizadas no procedimento preparatório de inquérito civil público nº 0001455-40.2014.9.04.0001, os órgãos fiscalizatórios, dentre os quais o Corpo de Bombeiros Militar, constataram que o estabelecimento não possuía extintores de incêndio, além de que, estava ocorrendo superaquecimento dos cabos elétricos, observado em marcas típicas no forro, tipo PVC, expondo à risco a integridade física dos conselheiros tutelares e usuários dos serviços.
 
Prédio onde funciona Conselho Tutelar na Zona Sul
Segundo apurou o promotor de Justiça Alexandre Monteiro, o município de Macapá-AP chegou a efetuar um projeto de reforma elétrica no prédio, avaliado em R$ 26.248,52 (vinte e seis mil, duzentos e quarenta e oito reais e cinquenta e dois centavos), ainda no ano de 2014, mas não realizou a execução dos serviços até a realização das vistorias.


No seu requerimento, o MP-AP pede providências para que o problema seja resolvido no prazo de 30 (trinta), sob pena da multa, sem prejuízo de nova medida judicial para eventual interdição judicial do prédio, caso se mostre necessário.

PRORROGADA: Vacinação contra a gripe vai até 05 de junho

Campanha vacinou 46,2% do público-alvo no período estipulado. Prorrogação tem como objetivo atingir a meta de vacinar 80% das pessoas vulneráveis às complicações da gripe
Quem perdeu o período de vacinação contra a gripe terá mais uma oportunidade de se proteger contra a doença. O Ministério da Saúde irá prorrogar a campanha nacional até o dia 05 de junho. A ideia é alcançar a meta de vacinar, pelo menos, 80% do público prioritário. Até a manhã desta sexta-feira (22), foram vacinadas mais de 23 milhões de pessoas, o que representa 46,2% do público-alvo, formado por 49,7 milhões de pessoas, consideradas com mais riscos de desenvolver complicações causadas pela doença.
Público alvo tem até dia 05 de Julho para toma a vacina.
Até o momento, a maior cobertura de vacinação foi entre as puérperas (45 dias após o parto), com 223.839 doses administradas, o que representa 62,5% deste público-alvo. Em seguida estão os idosos, com 10,8 milhões (52%) de vacinados; as crianças de seis meses a menores de cinco anos, com 5,7 milhões de vacinados (45,1%); as gestantes, com 921 mil doses (42,3%); e os trabalhadores da saúde, com 1,6 milhão doses aplicadas (39,5%). Entre os indígenas, a vacinação chegou a 212,3 mil doses, ou 35,1%. Como a vacinação deste grupo é realizada em áreas remotas, a atualização dos dados segue outra dinâmica. Além do grupo prioritário, também foram aplicadas 3,5 milhões de doses nos grupos de pessoas com comorbidade, população privada de liberdade e trabalhadores do sistema prisional.

CAMPANHA – A 17ª Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe, que tem como Slogan “Contra a gripe, seu escudo é a vacinação” , reforça o conceito de proteção, além de explorar a imagem do escudo empunhado pelo Zé Gotinha, o personagem-símbolo da vacinação. A ação conta com filme para TV, spot para rádio, anúncio de revista, mobiliário exterior e peças para o ambiente online.

As vacinas contra a gripe foram adquiridas por meio da Parceria para o Desenvolvimento Produtivo (PDP) entre o Instituto Butantan e o laboratório privado Sanofi. O acordo, intermediado pelo Ministério da Saúde, permitiu que Instituto Butantan dominasse todas as etapas de produção da vacina. Foram investidos R$ 487,6 milhões na aquisição das doses para a campanha deste ano. 

PREVENÇÃO – A transmissão dos vírus influenza ocorre pelo contato com secreções das vias respiratórias que são eliminadas pela pessoa contaminada ao falar, tossir ou espirrar. Também ocorre por meio das mãos e objetos contaminados, quando entram em contato com mucosas (boca, olhos, nariz). À população em geral, o Ministério da Saúde orienta a adoção de cuidados simples como medida de prevenção, tais como: lavar as mãos várias vezes ao dia; cobrir o nariz e a boca ao tossir e espirrar; evitar tocar o rosto e não compartilhar objetos de uso pessoal.
Fonte: Ministério da Saúde 

Jornalismo Esportivo: Dois profissionais, uma paixão

O Jornalismo Esportivo tornou-se nos últimos anos um amplo campo de trabalho. Como em qualquer outra área do jornalismo, o esportivo exige que o profissional tenha, cada vez mais, conhecimento, criatividade, formação específica e ética.
Adervânio de Oliveira (Ex-Jogador Profissional)
Acompanhe no vídeo abaixo a entrevista que o Canal Lado B fez com dois apaixonados pela área. O ex-jogador amapaense Baraquinha e o Jornalista Esportivo José Costa Filho.


quinta-feira, 21 de maio de 2015

Sesc Amapá realiza Baile das Flores para idosos do grupo "Alegria de Viver"

Por Lado B

A Fecomércio Amapá através do Sesc, realiza na próxima sexta-feira (22), às 18h, o Baile das Flores. O Evento é voltado para os idosos participantes do Grupo “Alegria de Viver”. Objetivo do encontro é atender as pessoas idosas que necessitam de carinho familiar, atenção, cuidados, lazer e contato social. O Baile será realizado salão de eventos do Sesc Araxá.


O encontro acontece anualmente oferecendo momentos de descontração e dança, buscando atender as pessoas idosas que necessitam de carinho. Segundo a coordenadora do Programa Assistência do Sesc, Cristina Castro, durante o baile terá música ao vivo e sorteio de brindes.

“Os participantes são cheios de experiências de vida e buscam atividades para se manter ativos e produtivos, pois entendemos que o idoso necessita de força, equilíbrio, resistência e destreza, mas principalmente de amor e carinho” destaca a coordenadora.

O grupo “Alegria de Viver” já tem 23 anos e é resultado do Trabalho Social com Idosos (TSI), desenvolvido pelo Sesc Amapá. Tem por objetivo a realização de atividades sociais e promoção da saúde, como forma de incentivo a reconstrução da autoimagem e autoestima.

quarta-feira, 20 de maio de 2015

Quatorze – revelação do rock psicodélico amapaense

Por Carlos Alberto Cardoso Moraes Junior
Distorções alucinógenas com multicolorido que nos dá uma sensação de nostalgia, ao mesmo tempo em que descobrirmos algo novo. Essas sensações são despertadas ao ouvirmos bandas como Tame Impala, Temples e Boogarins, os maiores expoentes do tímido revival do Rock Psicodélico. A lisergia é tanta, que já chegou até às terras tucujús através do som d’ O Sósia, Strereovitrola, Psychocandy, entre outras. Agora vou lhes apresentar uma nova banda que, em pouco tempo, já vem chamando muito a atenção do cenário alternativo amapaense.
A jovem banda amapaense com nome esquisito, Quatorze (que veio para a banda como uma combinação de números um tanto estranha na sua criação, 14/12/14 às 14:14) sobre tudo, é uma banda nova, não apenas de estrada (6 meses), de integrantes também. 


A média de idade do conjunto é de apenas 15 anos. A Quatorze não é uma banda que se taxa a um gênero, sobre tudo, eles fazem música. É notório que o quê mais se aproxima com sonoridade do grupo é Rock Psicodélico, como acima citado e uma pitada de Pós-Punk.
Além de covers – o que é natural para uma banda iniciante – eles já têm suas próprias composições. Segundo a própria banda, a conectividade entre os membros também é um importante fator da facilidade em criar suas músicas, que são geralmente oriundas de ensaios e jams sesion (tocar sem saber o que vem à frente, tudo na base do improviso).
Musicalmente falando, é notamos um contrabaixo muito presente, com solos e efeitos sonoros e que não somente acompanham o ritmo, mas também complementa o som das guitarras. Já as Guitarras estão sempre cheias de riffs e efeitos psicodélicos, algo bem difícil de se manter tocando com pedaleiras. Já a bateria é marcante, mas não com tanto brilho. A banda já está terminando algumas músicas autorais para em julho lançar seu primeiro EP.


Os jovens músicos são pretensiosos e estão com muita vontade de produzir seu próprio som e de ser reconhecido por ele no cenário musical local, quem sabe nacional.
Confira abaixo a Canção Glass Of Perfume:


shopping de Macapá realizará Maratona Literária

Macapá vai sediar uma programação para envolver autores e amantes da literatura, através de oficina, exposições, sarau, espetáculos teatrais infantis e um encontro de fãs de romance de época. A 1ª Maratona Literária vai acontecer de quinta-feira (21) e segue até o dia 31 de maio, com programação gratuita, em um shopping da Zona Sul da capital.
A programação inicia com a oficina “Poesia Falada com Poetas Azuis”, organizada pelo grupo que interpreta poesias de forma musicada, na quinta-feira (21) e sexta-feira (22), no horário de 19h às 22h. O encontro propõe estudar a forma adequada da leitura do poema e da interpretação do texto.

Grupo Poetas Azuis abre programação com oficia "Poesias Falada". Foto: Everton Gadelha / ASCOM/LADO B
A oficina é gratuita e tem 20 vagas para inscritos maiores de 15 anos. As inscrições acontecerão no SAC do shopping. No sábado (23), o grupo Poetas Azuis e convidados farão um grande sarau poético a partir das 19h, na praça de alimentação.
A programação continua no dia 24 de maio, com a apresentação da peça teatral “A bicharada”, às 18h, na praça de alimentação. A história é inspirada em “Os Saltimbancos”, que foi adaptado de forma livre, continuando com a magia dos personagens: um jumento, um cachorro, uma gata e uma galinha, animais que falam, cantam e dançam.
No dia 30 de maio, vai acontecer o 1º Encontro de Fãs do gênero Romances de Época, em uma livraria do shopping. Organizado pela editora Arqueiro e a livraria Nobel, o encontro terá brincadeiras, sorteio de brindes e bate-papo para falar sobre os lançamentos do gênero, como “Sir Phillip, com amor”, “Ligeiramente Maliciosos”, “Segredos de um Pecador” e “Paixão ao entardecer”. A programação inicia às 19h.
Encerrando a 1ª Maratona Literária, a Cia Em Cena e Grande Porte vai apresentar a peça “Super Gibizão”, no dia 31 de maio, às 18h, na praça de alimentação do shopping. O espetáculo é uma adaptação livre do texto “O Capitão Livrão”, do dramaturgo André Faxas.
A história “Super Gibizão” fala sobre Esmeralda, uma menina rica que não gosta de ler. Passa a maior parte do tempo falando ao celular e tablet ou jogando em seu videogame portátil. No entanto, se apaixona por Maurício, um garoto estudioso que irá incentivá-la a ler e a presenteia com um gibi. Na trama, há ainda a presença de super-herói e vilões.

Serviço:

1ª Maratona Literária
Dias: de 21 a 31 de maio
Local: Amapá Garden Shopping (Rodovia JK)
Entrada: gratuita
Fonte: G1 Amapá

terça-feira, 19 de maio de 2015

Contra “transporte pirata”, Setap lança campanha no Amapá

Ao utilizar um transporte pirata, o passageiro se expõe a um grande risco. O Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Amapá (Setap), lançou uma campanha para alertar a população sobre os males desse serviço clandestino.

De acordo com Décio Melo, presidente do Setap, as operações do Batalhão de Polícia Rodoviária e da Companhia de Trânsito de Macapá (CTMac) são essenciais para coibir crimes associados ao transporte pirata e agir na origem do problema: “É uma situação conflituosa, porque eles entram na rodoviária, abordam na parada de ônibus, e atraem os usuários a embarcarem fora, praticam preços menores e oferecem uma suposta comodidade ao prometerem deixar mais próximo de casa”.

Recentemente, a fiscalização da Polícia Rodoviária autuou dois motoristas, um deles tinha um mandado de prisão em aberto por homicídio e ambos foram encaminhados para o Ciosp.


Segundo o Código de Trânsito Brasileiro, fazer transporte ilegal gera multa de R$ 1.200,00 e apreensão do veículo além de infração grave, conforme artigo 231. Fugindo das fiscalizações, o condutor pode ser enquadrado em direção perigosa e ainda causar acidentes. “O maior risco, no entanto, é a à própria vida dos condutores e passageiros”, alerta Décio.

Décio Melo ressalta o perigo que correm aqueles que se submetem ao transporte clandestino. Golpes como o “Boa noite, Cinderela” também têm sido aplicados. “Eles oferecem ao passageiro   uma bebida contendo substâncias que induzem ao sono e levam todos os pertences. Apenas ao acordar, o passageiro percebe o furto”, alerta. E completa: “Muitos desses motoristas possuem passagem pela polícia”.

Segundo Melo, há outros crimes vinculados, como o envolvimento em tráfico, estupros e contrabandos. “Pedimos   à população que não utilize esses transportes. Apesar de toda a pressa do cotidiano, a segurança deve prevalecer”, diz.


A empregada doméstica Cleonice Maria dos Santos, 50 anos, prefere esperar pelo ônibus. Isso porque ela teme pelo desfecho de uma viagem clandestina.  “Tenho muito medo. Não dá para saber se quem está dirigindo é uma pessoa de bem. Se acontecer alguma coisa, ninguém fica sabendo”, acredita.  “Acho loucura quem tem coragem de entregar a vida nas mãos de um estranho”, completa.
Fonte de pesquisa: SETAP

segunda-feira, 18 de maio de 2015

Entenda a diferença entre Abuso e Exploração Sexual

No dia 18 de maio de 1973, uma menina de 8 anos foi sequestrada, violentada e cruelmente assassinada no Espirito Santo. Seu corpo apareceu seis dias depois carbonizado e os seus agressores, jovens de classe média alta, nunca foram punidos. A data ficou instituída como o “Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes” a partir da aprovação da Lei Federal nº. 9.970/2000. O  “Caso Araceli”, como ficou conhecido, ocorreu há quase 40 anos, mas, infelizmente, situações absurdas como essa ainda se repetem.

Reprodução da udf.org
Diferença entre Abuso e Exploração Sexual

abuso sexual envolve contato sexual entre uma criança ou adolescente e um adulto ou pessoa significativamente mais velha e poderosa. As crianças, pelo seu estágio de desenvolvimento, não são capazes de entender o contato sexual ou resistir a ele, e podem ser psicológica ou socialmente dependentes do ofensor. O abuso acontece quando o adulto utiliza o corpo de uma criança ou adolescente para sua satisfação sexual. Já a exploração sexual é quando se paga para ter sexo com a pessoa de idade inferior a 18 anos. As duas situações são crimes de violência sexual.

No Brasil o “Disque 100”, criado pela Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, é um serviço de recebimento, encaminhamento e monitoramento de denúncias de violência contra crianças e adolescentes. Os dados mostram que, de março de 2003 a março de 2011, o Disque recebeu 52 mil denúncias de violência sexual contra este público, sendo que 80% das vítimas são do sexo feminino.


O Disque 100 funciona diariamente de 8h às 22h, inclusive aos finais de semana e feriados.
As denúncias são anônimas e podem ser feitas de todo o Brasil por meio de discagem direta e gratuita para o número 100; e do exterior pelo número telefônico pago 55 61 3212-8400 ou pelo endereço eletrônico: disquedenuncia@sedh.gov.br

A intenção do 18 de maio é destacar a data para mobilizar e convocar toda a sociedade a participar dessa luta e proteger nossas crianças e adolescentes. A data reafirma a importância de se denunciar e responsabilizar os autores de violência sexual contra a população infanto-juvenil.

Fonte: acolhida.org

INTERCOM 2015: Não perca o prazo, estão abertas as matrículas para oficinas e minicursos

O período de matricula nas Oficinas ou Minicursos começa nesta segunda-feira, 18, a partir das 11h e vai até as 23h59 da quinta-feira, 21. Cada participante poderá matricular-se em apenas 01 (UMA) atividade (Oficina ou Minicurso). As vagas são limitadas

Faça sua inscrição no site abaixo:

Para as demais atividades do evento não haverá matricula prévia. Estas estarão abertas à participação de todos até a lotação dos espaços.

Aqueles que não conseguirem matricular-se até o prazo poderão procurar a secretaria, no local do evento, para verificar se existem vagas para participação em Oficina ou Minicurso.


Credenciais e programação do evento serão distribuídas a partir do dia 28 de maio, às 8h, na sala 4103, situada no primeiro andar da Unidade 4 do Centro Universitário do Norte (Uninorte Laureate).

Certificados de participação no Intercom NORTE serão disponibilizados
on-line (na área reservada do congressista) logo após o evento.

Bom Congresso a todos!

Enem 2015: Entenda por que a taxa de inscrição aumentou e veja quem pode pedir isenção

Os estudantes que sonham entrar na universidade já podem anotar no calendário a data da prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) deste ano. As provas serão aplicadas nos dias 24 e 25 de outubro. A inscrição abre no próximo dia 25 e custa R$ 63. São mais de 205 mil vagas em mais de 150 instituições públicas de ensino superior.
A novidade é que este ano o Enem vai aderir ao clima do ajuste fiscal da presidente Dilma Rousseff. Nesta edição, não haverá impressão e envio dos cartões de confirmação. O documento estará disponível na página do Enem. Só com isso, o Ministério espera economizar R$ 18 milhões. A pasta também conta o aumento da taxa de inscrição, reajustada pela inflação acumulada de R$ 35 para R$ 63, para diminuir os custos públicos.


O ministro Renato Janine Ribeiro ressalta que a pasta não pode mais jogar fora 2,5 milhões de provas, como fez no ano passado. Ele ressalta que é muito papel, muita tinta e muito dinheiro público que poderia ser usado melhor. “Nosso objetivo é ser o mais acolhedor possível. Nome social, dificuldade de cálculo, de visão é uma coisa. Outra coisa é desperdício e descaso com a coletividade", disse.

Isenção
Outra novidade que também deve cortar custos é que o Ministério da Educação não vai mais tolerar os faltosos. A prática de valer da isenção para se inscrever, não participar da prova e no ano seguinte se inscrever gratuitamente de novo não será tolerada. No ano passado mais de 2,5 milhões de inscritos, quase 30% do total, se inscreveram e não compareceram. Do total, 65% eram isentos.
Este ano o MEC não vai negar nenhuma isenção, mas a partir do ano que vem o candidato isento que tiver faltado em 2015 só poderá fazer a inscrição gratuitamente se tiver uma justificativa aceita pela pasta. O ministério ainda não definiu os critérios para a justificativa.

Calendário:
Inscrições: 10h de 25/05 até 23h59 de 05/06 no enem.inep.gov.br
Taxa: R$ 63 - São isentos os concluintes do ensino médio em 2015 matriculados em escolas públicas e os que declararem carência.
Prazo final para pagamento: 21h59 de 10/06
Data da prova: 24/10 - Ciências humanas e ciências da natureza - e 25/10 - Linguagens, códigos e suas tecnologias, redação e matemática


O que muda:
- E-mail único: O mesmo endereço de e-mail não poderá ser usado por mais de um estudante para fazer a inscrição.
- Horário das provas: O horário de início das provas não será mais o mesmo do horário de fechamento dos portões. Haverá um espaço de 30 minutos para os estudantes se organizarem nas salas.
Abertura dos portões: 12h
Fechamento dos portões: 13h
Início das provas: 13h30
*Horários de Brasília. Os sabatistas entram as 13h, mas só iniciam a prova às 19h do horário local no sábado. 
- Faltosos: Participante que obtiver isenção do pagamento da taxa de inscrição que não comparecer não terá direito a isenção no ano seguinte.
- Problemas de visão: Inclusão do atendimento para visão monocular e ledor e transcrição para participantes com discalculia.

O que continua igual:

- Nome social: O uso do nome social com a possibilidade de usar o banheiro do gênero ao qual o aluno se identifica permanece.
- Proibição aos telefones: Os estudantes que usarem aparelhos eletrônicos na hora da prova serão desclassificados.
Fonte: Guia do Estudante