sexta-feira, 31 de julho de 2015

Rainha do Jocomap será eleita neste domingo (2)

A vencedora será a representante oficial do Jocomap 2015
Neste domingo (2), o Serviço Social do Comércio, realiza a partir das 17h no Sesc Araxá, a escolha da Rainha dos Jogos dos Comerciários do Amapá (Jocomap) 2015, serão 14 candidatas que disputam o título de garota mais bela do comércio.
Todas as candidatas são comerciarias e representantes das empresas: Supermercado Fortaleza Laguinho e Jesus De Nazaré, Center Kennedy P. Júlio e Baby, Queijo Minas, Domestilar Casa, Santa Lúcia Br, Novo Buritizal e Padre Júlio, Comercial Saraiva, Cantinho Baiano, Sapataria Show, Assesc, Lojas 246, Volks, Lojas Marisa, Tropical Center e Hortifrut Penha.
As vencedoras serão premiadas de acordo com sua colocação. A primeira colocada ganha um ano de academia mais prêmio, segunda colocada ganha seis meses de academia mais prêmio e terceira colocada quatro meses de academia mais prêmio. Cada empresa é responsável pela premiação de sua candidata.
A candidata vencedora contribui para tabela de pontos de seu time e vai ser a representante oficial do Jocomap 2015.
A Comissão Julgadora será composta por cinco a sete pessoas da sociedade amapaense e que não tenham nenhuma ligação com as empresas concorrentes.
Jocomap
Jocomap é um evento de caráter esportivo e recreativo de grande viabilidade para sociedade amapaense. Realizado pelo Sesc há 35 anos, visa difundir e desenvolver a prática esportiva como forma de lazer entre a classe comerciária, estabelecendo bom relacionamento entre empregador e seus empregados.
Serão disputadas as seguintes modalidades esportivas: futevôlei, futebol de campo, futebol de salão, futebol Society, futebol de areia, natação e minimaratona além das disputas nos jogos de dama, dominó, bilhar e tênis de mesa. O sorteio das tabelas acontece dia 6 de agosto às 19h auditório do Setor de Desenvolvimento Técnico do Sesc Araxá.  
Fonte: ASCOM/SESC-AP

quinta-feira, 30 de julho de 2015

SESI realiza processo seletivo para bolsas de estudo integrais para alunos da rede pública de ensino



A Escola Visconde de Mauá (EVMA) do Serviço Nacional da Industria (SESI) está com inscrições abertas para o processo seletivo visando a concessão de bolsas de estudo integrais para alunos da rede pública de ensino. As vagas do 5º  ao 8º ano do Ensino Fundamental terão validade  de agosto de 2015 a dezembro de 2016.
O período de inscrições segue até dia 04 de agosto, e a realização das provas de Língua Portuguesa e de Matemática acontece no dia 09. O resultado será divulgado no dia 14 e a matricula serão feitas no período de 17 a 19 de agosto. Aos alunos com necessidade especiais será reservada uma vaga mediante laudo médico.
As inscrições estão sendo realizadas na sala da Coordenação de Educação da EVMA, localizada na Rua Leopoldo Machado, 2749, bairro do Trem. Para se inscrever, basta apresentar a declaração da escola em que o aluno está regulamente matriculado, constando o ano/série, cópia e original da certidão de nascimento ou registro geral (RG).
Maiores informações: (96) 3084-8915
Fonte: SESI/AP

Técnicos do Estado orientam passageiros de rotas aéreas utilizadas por traficantes de pessoas

Na entrada do salão de embarque do aeroporto, passageiros receberam material sobre o tráfico de pessoas. Foto: Ruan Alves


Em andamento há cinco dias, a campanha Coração Azul no Amapá, que visa disseminar informações preventivas contra o comércio ilegal de seres humanos, chegou até o Aeroporto Internacional Alberto Alcolumbre, em Macapá, na tarde desta quarta-feira, 29.
Desta vez, o foco das ações foram os passageiros de voos mapeados em estudos internacionais como rotas utilizadas pelo tráfico de pessoas. As linhas aéreas que fazem o trecho Macapá/Belém/Caiena e Macapá/Belém/Suriname constam em um relatório da Organização das Nações Unidas (ONU) como caminhos escolhidos pelos criminosos para levar as vítimas às Guianas Francesa e Holandesa – onde, em geral, mulheres aliciadas em vários estados brasileiros são submetidas à exploração sexual e casamentos estrangeiros serviçais.
Assistentes sociais, psicólogas, advogadas e pedagogas do Centro de Atendimento à Mulher e à Família (Camuf) distribuíram panfletos, cartilhas e o passaporte de enfrentamento ao tráfico de pessoas. O material foi elaborado pelo Ministério da Justiça, que coordena a campanha em todo o país. As técnicas também dialogaram com o público para passar orientações de como identificar e evitar a abordagem dos aliciadores, e como ajudar pessoas em situação de tráfico.
A professora macapaense Damaris Barbosa, que aguardava a chegada de sua filha, estudante de uma universidade da capital paulista, pôde tirar dúvidas com a equipe do Camuf. "A pessoa deve viajar bem informada, comunicar e deixar contatos com amigos e parentes, desconfiar de propostas de emprego que caem do céu, não repassar a documentação pessoal, como o passaporte, para outras pessoas, principalmente estranhos oferecendo ajuda, desconfiar desse tipo de pessoa. Tudo isto foi explicado por elas [técnicas do Camuf]. Achei excelente e muito importante a campanha", opinou a professora.
Ela revelou que já teve um parente assediado por traficantes humanos no aeroporto de Guarulhos (SP). "Um homem com boa oratória, e bem vestido, tentou se aproximar e fez proposta de emprego a minha cunhada. Mas, felizmente, ela desconfiou. Também escutamos aqui, em Macapá, muitas histórias de mulheres amapaenses que vão para Caiena tentar uma vida melhor, mas acabam sendo prostituídas", contou Damaris Barbosa.
O relato da professora corroborou com a experiência de mais de dez anos de enfrentamento ao tráfico de pessoas da coordenadora do Camuf, Patrícia Palheta. Ela lembrou de uma viagem sigilosa para Paramaribo, capital do Suriname, ocorrida cinco anos atrás, que tinha o objetivo de levantar dados sobre esta problemática na região fronteiriça do Amapá. Segundo Patrícia Palheta, o relatório apontou um alto índice de escravidão sexual de brasileiras no território holandês. Ela revelou que, durante uma das visitas a uma casa noturna, algumas mulheres chegavam a ficar expostas como mercadorias em vitrines. De acordo com coordenadora, a legislação de Suriname quanto à entrada e saída do território é um atrativo para os traficantes de humanos.
Lá [em Suriname] não é exigido visto para entrar no país, basta apenas a apresentação do passaporte. O potencial de tráfico dessa rota Macapá/Belém/Suriname foi um forte apelo para escolhermos fazer esta ação aqui no aeroporto. O Amapá é uma região de fronteira, por isso, as pessoas precisam estar em alerta, e isto significa ter acesso à informação de como prevenir esta prática", ponderou a coordenadora do Camuf.
Pela manhã de quarta-feira, a mesma ação foi promovida no Terminal Rodoviário de Macapá, no bairro São Lázaro, por equipes do Centro de Referência em Atendimento à Mulher e do Núcleo de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas (NETP), da Secretaria de Estado da Justiça e Segurança Pública do Amapá (Sejusp). O local é ponto de partida e chegada de pessoas que transitam na fronteira com a Guiana Francesa, no município de Oiapoque.

Programação
A campanha continua nesta quinta-feira, 30 de julho – data instituída pela ONU como Dia Mundial de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas –, às 17h, com ações na Feira do Produtor do bairro Buritizal, zona sul de Macapá. Na sexta-feira, 31, ocorre o encerramento da programação, às 19h, no meio do mundo, onde o monumento Marco Zero do Equador será iluminado de azul – uma referência à adesão do Amapá à campanha mundial.
Fonte: Agência Amapá

Conheça 10 cuidados e dicas para aumentar a durabilidade de suas lentes e óculos



Por Redação LADO B

Muitos usuários de lentes e óculos não tomam os devidos cuidados na preservação e conservação de seus adoráveis auxiliares na visão. Por mais que seja uma tarefa simples, devemos ter bastante cuidado com nossos óculos e lentes. O Canal Lado B pesquisou e preparou uma lista com dez dicas e cuidados que você deve ter com seus óculos e, mais especificamente, com suas lentes

1) Mantenha suas lentes e armações limpas.
É recomendável que você mantenha suas lentes regularmente limpas, utilizando tecido especial para limpeza dos seus óculos. Evite utilizar qualquer flanela ou pano seco, pois a poeira poderá riscar o tratamento da lente. 
2) Lave suas lentes.
Você deve lavar as lentes primeiro molhando e depois lavando com sabão neutro (sem hidratante). Lave depois em água corrente. Limpe cuidadosamente com tecido especial para limpeza de lentes ou lenço de papel macio.
3) Lave seu lenço de tecido.
Seu lenço também pode ser lavado com sabão neutro, assim como a lavagem das suas lentes. 
4) Umedeça sempre suas lentes ao limpá-las.
Isto ajuda a prevenir arranhões na superfície das lentes causadas por impurezas. 
5) Deixe seus óculos sempre com as lentes voltadas para cima.
Assim, você evita contato direto das lentes com objetos que podem causar danos. Evite também deixar seus óculos caírem, para que as lentes e a armação não se danifiquem.
6) Mantenha os óculos no estojo.
Isto protege de partículas de poeira e da possibilidade de se partirem ou lascarem, se algo cair sobre eles. Para retirá-los do estojo, abra-o completamente e os retire com cuidado, segurando pelo centro da armação. 
7) Retire seus óculos do rosto segurando firmemente em ambas as hastes.
Desta forma, o ajuste e a forma da armação se mantêm por mais tempo.
8) Evite deixar suas lentes expostas ao calor.
As lentes oftálmicas são compostas de camadas que sofrem danos quando expostas ao calor, principalmente aquelas com tratamento antirreflexo. Portanto, evite deixar suas lentes dentro do porta-luvas do carro ou muito próximas a micro-ondas, churrasqueiras, secadores e spray de fixação para cabelos, por exemplo.
9) Com Lentes Transitions, deixe que as lentes fiquem totalmente claras antes de guardá-las.
Assim, você assegura a claridade na próxima vez que utilizá-las.
10) Ajuste da armação.
Se seus óculos precisarem de pequenos ajustes, procure seu especialista. Você também deve levar seus óculos, duas vezes ao ano, para limpeza na óptica. Depois de um banho com ultrassom durante 5 a 10 minutos suas lentes ficarão como novas.
Agradecimentos a Lentes Crizal